Catadores de Recicláveis

Reciclando Vidas


O LIXO É UMA FONTE DE RIQUEZAS

O Projeto Reciclando Vidas vem sendo executado pela Rede Cáritas - Secretariado Nascional  e CáritasDiocesanas com o apoio da Cáritas Alemã e Comunidades Européas. Fortelece as organizações de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis para o desenvolvimento de ações que visam a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas nos estados da Bahia, Maranhão e Pará.
Com expectativas para apioar 300 catadoras e catadores nesse estado
O projeto contribui para a inclusão social da qualidade de vida das catadoras e catadores de materiais reciclaveis, através de ações de formação para o resgate de cidadania e fortalecimento das organizações, distrivbuição do Movimento Nacional de Catadores/as de Materiais Reciclaveis em cada Estado onde vem sendo desenvolvido. 
  
OBJETIVOS: Espera-se que até o final dos três anos da execução desse projeto consigamos alcançar os seguintes resultados:  
A mobilização social e política das datadoras e catadores fortalecida;
Grupos, Associações e Cooperativas de comercialização fortalecidas;
Participação feminina na organização dos grupos aumentada;                                                                       
Conhecimento e influência sobre a cadeia produtiva ampliados;
Sistema operacional de coordenação, administração, controle financeiro, monitoramento e avaliação do projeto implementado.Participação feminina na organização dos grupos aumentada;                                                                       
Conhecimento e influência sobre a cadeia produtiva ampliados;
Sistema operacional de coordenação, administração, controle financeiro, monitoramento e avaliação do projeto implementado.
INCLUSÃO  E CIDADANIA PARA AS CATADORAS, OS CATADORES E SUAS FAMÍLIAS!
A Nossa Missão
O Projeto Reciclando Vidas surgiu do desafio de promover a inclusão social de catadores de material reciclado de catadoras e catadores de material reciclável, que trabalham em condições desumanas e ainda enfrentam  a desvalorização e a discriminação. Elevar a qualidade de vida dessas famílias e garantir os seus espaços na atuação organização social tem motivado os agentes do Projeto Reciclando Vidas, desenvolvido pela Cáritas Brasileira, organismo da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil que atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário.

A Nossa Ação
O Reciclando Vidas é desenvolvido em três estados brasileiros, nos municipios de Barreiras e Santo Antonio de Jesus (Bahia); Balsas, Buriticupu, Imperatriz e São Mateus (Maranhão); Abaetetuba, Bragança e Paragominas (Pará).
Nesses locais, é realizada uma série  de ações, como seminários, debates, mobilizações e formações. Além do apoio e assistência técnica para a organização e formalição dos grupos, associações e cooperativas de catadores e catadoras, para promoção de cidadania e garantia de direitos. Essas iniciativas atendem basicamente à necessidade da ampliação da renda  e a organização da atividade; conscientização da importancia do trabalho para o equilíbrio ambiental, o resgate ou fortalecimento da autoestima e, principalmente, a formação politico-social de catadoras e catadores para que eles se reconheçam como cidadãose agentes da sua caminhada.